Horta do Hospital Mahatma Gandhi também é utilizada na Terapia Ocupacional destinada aos pacientes

Canteiros enormes. Hortaliças dignas de serem fotografadas e consumidas com a certeza de que a natureza e a saúde caminham juntas. Estamos nos referindo a horta desenvolvida no Hospital Mahatma Gandhi (Catanduva-SP), hoje um hospital-referência no tratamento de transtornos mentais e dependência química.

O Setor de Terapia Ocupacional do HMG utiliza essa horta Terapeutica no auxilio aos pacientes internados. O projeto tem mostrado resultados positivos na socialização dos pacientes disse a Terapeuta Ocupacional Keler Cristiane da Silva.

O paciente é avaliado pelos profissionais que são graduados em Terapia Ocupacional do qual o paciente é estimulado a participar da oficina. A oficina é realizada diariamente com o acompanhamento de toda a equipe de terapeutas ocupacionais e o auxiliar de terapia ocupacional Everton Leonildo Alves Battilani responsável pela horta.

O objetivo terapêutico é estimular a autonomia do paciente, trabalho em equipe, a socialização, responsabilidade, aprender a como cultivar hortaliças como o cultivo de mudas, a técnica de plantio, a adubação orgânica (compostagem) e a colheita.

As hortaliças produzidas são consumidas pelos próprios pacientes e quando em grande quantidade estas são comercializadas na Loja Dona Angola para funcionários e visitantes do Hospital.

Fonte: Assessoria/Mahatma Gandhi

Publicações relacionadas